Você sabe qual é a autonomia dos Carros Elétricos?

Você sabe qual é a autonomia dos Carros Elétricos?
Compartilhe

Trocar um veículo tradicional por uma versão elétrica pode resultar em diferentes benefícios, tanto econômicos quanto para o meio ambiente. Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre as reais vantagens dessa mudança. Uma das principais é sobre a autonomia dos Carros Elétricos.

Trata-se é uma questão interessante, afinal de contas, a capacidade das baterias sempre foi um dos principais obstáculos na evolução e na expansão dos Carros Elétricos. Mas qual será o cenário nos dias atuais? Neste artigo, vamos explicar as principais dúvidas sobre a autonomia dos Carros Elétricos, as diferentes versões e os 15 modelos de ‘veículos verdes’ que mais rodam com uma carga. Boa leitura!

Como funcionam os Carros Elétricos?

Como o nome já afirma, os os veículos elétricos são movidos por eletricidade e possuem baterias recarregáveis, geralmente de íons de lítio. Existem também os carros híbridos, que combinam propulsão elétrica e motor a combustão, como veremos mais adiante.

Embora as opções elétricas possam ter custo de aquisição mais elevado, são mais baratos de manter a longo prazo. Sabe por quê? Eles não necessitam de embreagem, velas de ignição, óleo lubrificante e outros componentes comuns do motor a combustão.

Além disso, há economia no abastecimento de combustível – os modelos elétricos são até três vezes mais eficientes em termos de consumo do que os carros tradicionais.

Quais os principais tipos de Carros Elétricos?

A principal diferença entre os Carros Elétricos é a utilização da eletricidade para locomoção. Alguns modelos, no entanto, ainda utilizam uma certa quantidade de combustíveis fósseis em seus motores, enquanto outros são 100% elétricos, dispensando o abastecimento de gasolina ou álcool.

Principais modelos elétricos: Carro Híbrido (HEV), Carro Elétrico a Bateria (BEV), Carro Elétrico de Autonomia Prolongada (REEV) e Carro Elétrico a Célula de Combustível (PCEV).

Afinal, qual é a autonomia média dos Carros Elétricos?

A autonomia das novas versões varia de 100 até 500 quilômetros rodados com apenas uma recarga da bateria – mas esse número pode variar de acordo com o modelo e o estilo do veículo. Confira:

Autonomia de Carros Elétricos a Bateria

A autonomia média dessas opções pode ser de 100 a 400 quilômetros rodados inteiramente por eletricidade, ou seja, antes de solicitar o recarregamento da bateria.

Carros Elétricos de Autonomia Prolongada

Esses modelos percorrem maiores distâncias com apenas uma carga. Algumas montadoras indicam que podem rodar até 450 quilômetros sem a necessidade de reabastecimento.

Autonomia dos Carros Elétricos a Célula de Combustível (FCEV)

A autonomia desses veículos pode chegar a mais de 500 quilômetros. Ao contrário dos outros modelos movidos inteiramente por eletricidade, esse automóvel só recebe novas cargas em estações de recarga de hidrogênio.

– Autonomia dos Carros Híbridos no Modo Elétrico

A autonomia pode variar de acordo com o tipo de veículo. O único que consegue se locomover com eletricidade é o carro híbrido plug-in (PHEV) e sua autonomia pode ser de até 100 quilômetros apenas com a bateria.

Por outro lado, a bateria dos automóveis híbridos permite que rodem distâncias maiores com combustível quando comparamos com carros tradicionais. Alguns veículos podem se mover por mais de 400 quilômetros com o tanque cheio.

15 Carros Elétricos que mais rodam com uma carga:

ModeloAutonomiaEficiência Energética
1º: BMW IX xDrive 50528 km0,61 MJ/km
2º: BMW i7 xDrive 60479 km0,63 MJ/km
3º: BMW IX M60431 km0,74 MJ/km
4º: BMW i4 40422 km0,57 MJ/km
5º: Mercedes-Benz EQS 450411 km0,76 MK/km
6º: Volvo C40 6385 km0,49 MJ/km
7º: BMW iX3381 km0,57 MJ/km
8º: Mercedes-Benz EQS 53373 km0,83 MJ/km
9º: BYD Seal372 km0,62 MJ/km
10º: Volkswagen ID.4370 km0,63 MJ/km
11º: Mercedes-Benz EQE 300369 km0,70 MJ/km
12º: Volvo XC40367 km0,51 MJ/km
13º: Audi Q8 e-tron Sportback 55362 km0,72 MJ/km
14º: Jaguar I-Pace362 km0,72 MJ/km
15º: BYD Han349 km0,69 MJ/km

O que influencia na autonomia dos Carros Elétricos?

– Alta velocidade: se o motorista tem uma direção mais ofensiva, gastará mais bateria do carro. Além disso, uma frenagem violenta também pode prejudicar a bateria.

– Peso extra: quanto mais pesado o carro estiver, mais força o veículo precisa fazer para andar. Portanto, um automóvel muito pesado pode descarregar a bateria mais rapidamente.

– Subidas muito íngremes: ao pisar com mais força no acelerador para subir uma rampa muito íngreme, o condutor também demandará um maior consumo da bateria do carro.

– Uso do ar-condicionado: assim como nos veículos de combustão, o ar-condicionado também pode ser um vilão na autonomia dos modelos elétricos.

Como otimizar a autonomia dos Carros Elétricos?

– Não deixar a bateria com um nível de carga baixo por muito tempo;

– Frear o carro gradativamente;

– Evitar freadas bruscas;

– Aquecer ou resfriar o veículo enquanto ele ainda estiver conectado à tomada;

– E, sempre que necessário, ativar o modo econômico, reduzindo o consumo de componentes secundários.

Seguro Auto: cobertura para bateria de Carros Elétricos

Com a popularidade dos veículos elétricos, o mercado de Seguros Automotivos está se adaptando para atender às necessidades dos proprietários dos carros ecologicamente corretos. Os Carros Elétricos não são apenas uma opção mais sustentável, mas também vêm com algumas particularidades que podem afetar o custo e a cobertura do seguro.

Em relação à autonomia dos novos modelos, alguns seguros oferecem cobertura adicional para a substituição da bateria em caso de falha prematura.

LEIA TAMBÉM:

SEGURO DO DOLPHIN

A Poolseg Corretora de Seguros tem uma equipe experiente e atenta às novas tendências do mercado para que você encontre as melhores coberturas para proteger o seu bem e a sua família. Fale com a gente!

seguro
banner

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *