Seguro cobre danos em marcha de carro?
Independente do tipo, a caixa de marcha de carro tem, basicamente, duas funções. A primeira é controlar a força e a velocidade que serão transferidas às rodas. A segunda função é alterar o sentido de rotação das rodas, o que acontece quando a ré é engatada. Existem quatro tipos de marchas de carro: manual, automática, automatizada e de Transmissão Continuamente Variável (CVT).
Qualquer falha ou barulho na caixa de marcha do seu carro, o recomendável é ficar atento, pois pode significar um possível desgaste e, com o tempo, o problema pode se agravar. Se houve algum dano no equipamento, o proprietário do veículo também precisa buscar ajuda especializada. Mas será que o seguro auto paga alguma despesa ou é necessário contratar uma cobertura adicional?
Casos de sinistro
Mesmo que o conserto de um câmbio de modelo automático, por exemplo, ultrapasse o valor da franquia, caso aconteça algum problema neste item, você não pode acionar o seguro somente por causa disso, pois se trata de um caso de manutenção e pequenos reparos.
Porém, se o caso for de um acidente onde o câmbio automático acabou sendo danificado, ele receberá o conserto assim como os demais itens que sofreram com o imprevisto. Ou seja, se a marcha de carro foi danificada pelo uso, ou por qualquer outro motivo que não envolva um sinistro, você deve arcar sozinho com o reparo do equipamento.
Cobertura de danos
A Poolseg Corretora de Seguros, de Teutônia (RS), reforça que é preciso ficar atento, pois o seguro cobrirá a caixa de marcha de carro somente se for em uma situação que já esteja dentro da cobertura do seu plano (roubos, furtos, acidentes, colisões, enchentes, incêndios, quedas de árvores, etc.) e não quando o item está desgastado ou teve algum problema com o tempo. Esse tipo de reparo é caracterizado como parte de manutenção do veículo. Por isso, é importante ter cuidado redobrado para evitar prejuízos devido ao mau uso, por exemplo.
Fique atento aos desgastes
– O proprietário de um veículo com caixa automática, segundo a equipe da Mecânica Rio Branco, de Estrela, precisa saber que esse sistema precisa de cuidado regular. O indicado é fazer a revisão uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados. A revisão garante segurança ao dirigir e evita problemas mais graves no veículo.
– O câmbio manual duro para engatar é causado, geralmente, por uma embreagem defeituosa ou gasta, mas há outras áreas que necessitam ser consideradas ao diagnosticar o problema: cabos desgastados, ligações soltas e os trilhos de mudança de marcha torcidos ou danificados são também muito comuns.
Cuidados para aumentar a vida útil da caixa de marcha do seu carro:
Alguns vícios ao dirigir podem ser nocivos para a caixa de marcha do seu veículo. Confira dicas para aumentar a vida útil do equipamento:
- Evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto dirige. Ao parar no sinal, por exemplo, não deixe o carro engrenado e mantenha o pé na embreagem. O ideal é colocar o carro no ponto morto e tirar o pé da embreagem.
- Evite deixar a mão sobre o câmbio após trocar a marca. A pressão gerada pelo atrito pode danificar o câmbio com o tempo. O lugar das duas mãos é no volante!
- Mantenha a embreagem regulada.
- Use as marchas corretas para cada situação. Não force o carro acima do necessário.
- Não arranque com o carro em segunda marcha. A marcha para arrancar é sempre a primeira.
- Se você ‘sentir’ que o carro está pedindo outra marcha, troque!
- Em subidas, não acelere fundo caso note que o carro está perdendo a velocidade. Isso força terrivelmente o motor. É preferível reduzir a marcha e pisar mais leve.
- Nunca segure o carro numa subida ou rampa utilizando a embreagem como freio. Use o freio.
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