Seguro tem cobertura para câmbio automático?
Os veículos com câmbio automático estão cada vez mais comuns, principalmente por serem mais cômodos para dirigir, e até mais econômicos. Porém, ao mesmo tempo, modelos com esse diferencial precisam de mão de obra especializada e, geralmente, os serviços não costumam ser baratos. Por isso, uma dúvida recorrente é se o Seguro tem cobertura para câmbio automático?
Quando o Seguro cobre câmbio automático?
O Seguro tem cobertura para esses modelos se os danos foram motivados por algum dos sinistros que estão cobertos na apólice.
Normalmente, os proprietários de veículos possuem coberturas básicas para equipamentos do carro, como o câmbio, nos seguintes casos:
- Colisão
- Incêndio
- Alagamentos
- Veículo roubado e localizado com avaria, entre outros.
Há ainda circunstâncias extras que podem fazer parte do plano contratado. Recomenda-se que o motorista sempre faça uma leitura cautelosa dos termos do seguro antes de fechar o contrato e que busque informações com especialistas sobre as melhores opções para o seu caso.
Em quais situações o Seguro não cobre câmbio automático?
O seguro vai cobrir o câmbio automático somente se for em uma situação que esteja dentro da cobertura do seu plano (roubos, furtos, acidentes, colisões, enchentes, incêndios, quedas de árvores, etc.) e não quando o item está desgastado ou teve algum problema com o tempo.
Há, basicamente, duas situações em que o seguro não cobre o equipamento:
- Defeito
- Manutenção
Assim, se o câmbio automático do seu carro foi danificado pelo uso, ou por qualquer outro motivo que não envolva um sinistro, você deverá arcar com o reparo.
Vale a pena ter Seguro para carro com câmbio automático?
Com certeza! O fato de um veículo possuir câmbio automático não aumenta ou diminui a probabilidade de se envolver em um acidente ou similar.
Sem contar que o reparo deste equipamento é considerado caro e, em um acidente, como uma colisão, se ele for danificado, arcar sozinho com o conserto pesará bastante no orçamento.
Mas, se você tiver um Seguro Auto, não terão motivos para se preocupar, pois, o reparo do câmbio automático estará incluso nos consertos devido ao sinistro.
O Seguro de câmbio automático tem franquia?
Não, pois a franquia, pois não pode ser acionada se for o único problema do veículo. A franquia pode ser cobrada, porém, para pagar o prejuízo causado por um dos sinistros cobertos na apólice.
Mas vale reforçar: o valor da franquia é cobrado apenas quando o motorista aciona o serviço da operadora. Ele é pago a quem faz os consertos necessários no veículo.
Como aumentar a vida útil do câmbio automático?
Como vimos, não é em todas as situações que há essa cobertura para o conserto.
Por isso, é importante ter cuidados redobrados com esta peça para evitar danos causados pelo mau uso, por exemplo. Confira algumas dicas:
- Mantenha a manutenção e a revisão do veículo em dia;
- Utilize o fluido de transmissão correto e verifique regularmente o nível dele;
- Não sobrecarregue o veículo;
- Evite mudanças bruscas de marcha;
- Uso do “N” (Neutro) em paradas prolongadas;
- Antes de mudar para a posição “P” (Parking) ou desligar o carro, certifique-se de que o veículo esteja imobilizado;
- Não deslize a embreagem;
- Faça a troca de marchas corretamente, evitando ‘pular’ marchas.
Conte com a Poolseg Corretora de Seguros!
Ficou com alguma dúvida? Nossa equipe está disponível para que você encontre o Seguro mais adequado para suas necessidades.
Contamos com um time qualificado e muito experiente no ramo de seguros para auxiliar em diferentes situações. Conte conosco!