Seguro Auto: como é calculado o valor da apólice?

Seguro Auto: como é calculado o valor da apólice?
Compartilhe

Ter um seguro para o seu veículo é fundamental para garantir mais tranquilidade nas ruas. Com ele, você está protegido de uma série de imprevistos, os chamados sinistros. Para quem está pensando em contratar essa cobertura, preparamos o artigo Seguro Auto: como calcular o valor da apólice? Também algumas dicas que podem representar mais economia para o seu bolso.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que não existe uma tabela de valores do Seguro Auto. Para calcular o valor da apólice, a companhia avalia fatores de riscos e analisa qual é a possibilidade que o veículo tem de ser roubado ou sofrer qualquer tipo de acidente. A partir daí, é feita uma projeção de quanto terá de pagar de indenização, além de avaliar as características do veículo e o perfil do segurado. Por fim, é ajustado o preço conforme o perfil do cliente.

É muito importante que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras e nenhum dado seja omitido da seguradora. Caso contrário, você pode não ter acesso à indenização após um sinistro e ter que arcar com todas as despesas. 

Principais critérios para calcular a apólice:

Modelo do veículo

O tipo de carro que será protegido é um dos primeiros pontos avaliados para apurar o índice de roubo de veículos do modelo. Quanto maior o percentual, maior o prêmio do seguro

Endereço do segurado

Quando a região em que o segurado mora é considerada de alto risco para roubos e acidentes, o preço do seguro pode ficar mais caro. 

Local de tráfego do veículo

A regra é a mesma do caso anterior: quanto maior o risco da região, maior o custo da proteção.

Local de estacionamento do veículo

Também é levado em conta o local de estacionamento do automóvel. Um carro que permanece em estacionamento fechado tem seguro mais barato em relação ao que é deixado na rua.

Perfil do motorista

Entre os itens levados em consideração, estão a idade e experiência do motorista ao volante. Quanto mais velho e maior o tempo de habilitação, menor pode ser o valor do seguro, pois considera-se que estes indivíduos estão menos sujeitos a acidentes.

O perfil dos motoristas secundários do carro também é considerado. Quando um dos condutores é menos experiente, essa característica afeta a cotação. Indivíduos casados e mulheres também pagam menos pela proteção. As seguradoras consideram estes motoristas mais prudentes.

Histórico de sinistros

O custo do seguro pode ser afetado pelo tipo de direção do motorista. O envolvimento em muitos sinistros pode interferir no preço a ser pago pela apólice. 

Uso do Veículo

Quanto mais o veículo é utilizado, maior o custo da cotação do seguro. Por isso, um carro utilizado para ir ao trabalho ou fazer o transporte de passageiros têm proteção mais cara do que um veículo de passeio, por exemplo. A utilização do carro para viagens constantes e esportes tem efeito semelhante.

Escolha da franquia 

O consumidor pode escolher entre quatro tipos de franquias (parte do prejuízo que será paga pelo segurado), que são cobradas só em caso de perda parcial do veículo:

Básica: equilíbrio entre o valor da franquia e o preço do seguro;

Reduzida: franquia menor do que a básica e custo maior do prêmio;

Ampliada: franquia maior e custo menor do seguro;

Isenta: não cobra nada do consumidor em caso de sinistro. Quando opta por este tipo de franquia, o consumidor arca com altos valores para contratar o seguro.

Coberturas disponíveis 

Normalmente, as empresas protegem os carros contra roubo, furto, incêndio, colisão e queda de raio. Mas também é possível contratar adicionais, como para os vidros do auto e para os equipamentos instalados no veículo.

Extras de segurança do veículo

Alguns dispositivos de segurança também podem tornar o seguro mais caro ou barato. Os valores caem, por exemplo, quando o carro possui rastreador GPS, um bloqueador ou alarme, por exemplo. Já a blindagem aumenta o valor do seguro de carro, pois o reparo, em caso de colisão, terá custo mais alto e mão de obra especializada.

Alterações no carro

Alterações feitas nos veículos também afetam a cotação, como a mudança da cor, o rebaixamento do carro ou da suspensão, instalação de molas esportivas, entre outras. Algumas dessas alterações podem afetar a capacidade mecânica e, consequentemente, o risco de sinistro

Bônus do seguro

Cada segurado tem uma classe de bônus, que funciona como programas de pontos, que dão um percentual de desconto ao usuário. Assim, na hora de contratar a proteção novamente, ele recebe um ponto a mais. Cada ponto rende um valor de desconto no pagamento do seguro, repercutindo no valor a ser pago. 

Proteja o seu bem! 

Como vimos, para calcular o valor da apólice, há critérios definidos de acordo com o modelo do carro, ano de fabricação, itens escolhidos para cobertura, local por onde o carro transita, entre outros referenciais. 

Para escolher o seguro que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu bolso, contate a Poolseg Corretora de Seguros. Contamos com especialistas qualificados e experientes para ajudá-lo a encontrar as melhores coberturas a preços de mercado justos. Também trabalhamos com as melhores seguradoras do Brasil. 

Contrate o melhor Seguro Auto com a gente e proteja o seu bem!

banner_poolseg
banner

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *