Saiba quanto tempo demora para o pagamento do seguro

Saiba quanto tempo demora para o pagamento do seguro
Compartilhe

Quem dirige está sujeito a se envolver em ocorrências de trânsito. Por isso, nas ruas e estradas cada vez mais movimentadas, ter atenção e prudência, além de contar com um Seguro Auto, são medidas mais que essenciais. Porém, em caso de um acidente, você sabe quanto tempo demora para o pagamento do seguro?

Vamos direto ao ponto! Para receber o pagamento do seguro, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), há um prazo de 30 dias. Mas para que efetivamente ocorra o pagamento, toda a documentação básica deve ter sido entregue.

seguro auto franquia

Caso haja algum documento faltando por parte do segurado ou suspeita de fraudes, a seguradora fará uma reanálise do sinistro e o prazo de 30 dias passa a contar a partir do dia útil subsequente. Após o envio da documentação e da realização da (s) vistoria (s) necessárias, a companhia de seguros liberará o pagamento do seguro e concluirá o processo.

Qual o prazo para acionar o seguro?

O prazo ideal para acionar o seguro é o mais cedo possível. Porém, o prazo máximo para fazer o contato é de um ano a partir da colisão. É preciso entender, porém, que quanto mais tempo demorar para avisar a seguradora sobre o sinistro, mais demorará para o pagamento do seguro.

Documentos para ter direito ao pagamento do seguro?

Dependendo do acidente e da modalidade do seguro, documentos diferentes podem ser solicitados pela seguradora. Porém, alguns são mais comuns: boletim de ocorrência, cópias da CNH, RG, CPF e do documento do veículo, além do CRLV.

O que fazer para agilizar o processo e garantir o pagamento do seguro?

Ao se envolver em um acidente, o que todos querem é resolver a situação o mais rápido possível. Por isso, alguns procedimentos são muito importantes para prevenir dor de cabeça e solucionar o problema. Ao se envolver em uma colisão, você precisa:

Sinalizar o local: sempre sinalize o lugar para alertar os demais motoristas e, assim, evitar um novo acidente.

Prestar o devido socorro às vítimas: nesse caso, você estará se eximindo de crime.

Registrar um Boletim de Ocorrência: no documento estarão registrados todos os fatos do evento. O registro é ainda mais importante se você for o responsável pela batida, pois o boletim pode ser um dos documentos essenciais para acionar a seguradora e, se for de direito, receber o pagamento do seguro. Em acidentes sem vítimas, é possível realizar o registro pela internet.

Realizar fotos e vídeos: também pode fazer diferença registrar em fotos e vídeosos veículos envolvidos, como precaução, caso seja necessário comprovar algum fato. Além disso, dentro do possível, pegue informações e contatos de possíveis testemunhas, numa eventual necessidade estes procedimentos farão toda a diferença.

Procurar uma oficina: se a batida foi de pequena proporção e os veículos envolvidos não sofreram grandes danos, acionar o seguro talvez não seja a melhor opção. Isso, porque, a companhia só realizará o pagamento do seguro do seu carro se o valor do serviço for maior que o da sua franquia.

No caso de sinistro para veículos de terceiros, a seguradora reembolsará os reparos até o limite de valor especificado em sua apólice. Se o dano for pequeno, verifique se não vale a pena realizar o pagamento por fora. Afinal, quando acionamos o seguro, é praticamente certa a perda do bônus na renovação.

seguro auto franquia

Contatar a seguradora

Se a melhor alternativa é mesmo o acionamento do seguro, entre em contato com o seu corretor de seguros e efetue o aviso de sinistro, isto é, o comunicado do ocorrido. Algumas corretoras possuem especialização não apenas para a venda do seguro, mas também para o atendimento do cliente.

É o caso da Poolseg Corretora de Seguros. Por isso, faça contato com um dos nossos corretores que dará todas as orientações e fará o acompanhamento do seu sinistro, desde uma simples batida, até sinistros que vão para a esfera judicial, demorando anos para se solucionar.

Procedimento de um sinistro com a Poolseg e o acionamento do Seguro

– Receber o aviso do sinistro pelo corretor, fazer todas as orientações e captação de informações, 7 dias por semana, 24 horas por dia, com advogados especialistas à disposição para atuação, conforme a necessidade.

– Aviso de sinistro e envio dos documentos para seguradora. Recepcionados os documentos, no mesmo dia é feito o aviso para seguradora, esse procedimento feito com agilidade disparará os demais processos de sinistro.

– Agendamento de vistoria de acordo com a oficina de escolha do segurado e terceiro, vistoria com realização no próximo dia útil, com prazo máximo de 2 dias em algumas poucas seguradoras.

– A liberação dos reparos em caso de sinistros bem comunicados e esclarecidos ocorre, no máximo, em 3 dias após a realização da vistoria (neste momento, normalmente, ocorre a liberação do carro reserva, quando contratado).

– Após a liberação dos reparos, a oficina fica autorizada a comprar peças ou recebê-las da seguradora e realizar os reparos – essa etapa depende da disponibilidade de peças do veículo e da destreza da oficina na realização dos reparos. Aqui, na Poolseg, acompanhamos e pressionamos a agilidade no fornecimento das peças e contatamos a oficina para verificarmos o prazo de entrega.

– Com a entrega do veículo, confirmamos o envio da pesquisa de satisfação do nosso atendimento, enviado a 100% dos sinistros atendido pela corretora. Entendemos ser o mais importante momento para escutarmos nosso cliente, quando efetivamente entregamos o produto comercializado e prestamos o serviço.

– Em caso de atendimento de terceiros, onde o nosso segurado é o causador, atendemos da mesma forma, primando pela responsabilidade do segurado e para evitar que o segurado tenha qualquer desconforto.

– Em caso de perda total do veículo, constatado em vistoria, é liberada a perda total. Os documentos são solicitados e encaminhados. Pela lei, o prazo é de 30 dias para pagamento, mas a nossa média é de 16 dias da entrega dos documentos.

Ficou com alguma dúvida?

Para você ter mais segurança e tranquilidade no dia a dia é fundamental contar com um Seguro Auto e com profissionais especializados para atendê-lo nos momentos que mais precisa.

Conte com a equipe da Poolseg Corretora de Seguros para sanar suas dúvidas e garantir um atendimento de alto padrão. Independente do dia e horário, fale com a Poolseg!

seguro
https://www.poolseg.com.br/blog/contatobanner

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *