Documentação atrasada? Saiba como fazer para renovar o Seguro Auto
Tire suas dúvidas sobre a documentação e descubra como isso impacta nos planos e coberturas
Produzido por: Estúdio a Hora / Jéssica R. Mallmann
Muitos motoristas deixam de fazer o Seguro Auto por estarem com a documentação do carro atrasada. No entanto, você sabia que é possível contratar um seguro para o veículo mesmo sem a regularização em dia?
Cada seguradora possui suas próprias regras e práticas, portanto, é preciso pesquisar bastante antes de fechar o negócio. “Se a seguradora A recusar o seu seguro, a B poderá aceita-lo”, caso os documentos do veículo estejam atrasados (Seguro Auto).
É importante destacar que, mesmo com a possibilidade de contratação, o motorista terá um prazo para apresentar a documentação à seguradora. Obviamente, o melhor é regularizar a situação o quanto antes, para que o carro circule sem maiores problemas e de acordo com a lei.
Quais documentos são necessários para efetuar o Seguro Auto?
Anualmente os motoristas precisam pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT) e o licenciamento do automóvel. De acordo com a Seguro Auto, “o licenciamento é o único que pode impedir a contratação de um seguro auto”.
Como contratar o Seguro Auto?
Com o auxílio de um corretor, que é o especialista na área, você precisa:
- Solicitar várias cotações e selecionar a melhor cobertura;
- Verificar o custo-benefício da apólice;
- Preencher o formulário de análise de perfil;
- Encaminhar as documentações solicitadas pela seguradora contratada;
- Aguardar a análise da seguradora.
Na análise, a seguradora verifica o risco de sinistros, o local de moradia, o histórico de bom motorista, o modelo do carro, entre outros requisitos.
E se a Seguradora recusar meu pedido?
Quando o pedido for recusado pela seguradora, é importante verificar qual o fator que resultou na negativa. Além da documentação atrasada, outros fatores podem gerar a recusa, tais como indica a Minuto Seguro:
- Problemas na vistoria do carro;
- Irregularidade nas informações do perfil do cliente;
- Inadimplência.
Ficou com dúvidas sobre como proceder com a aquisição do Seguro Auto? Contate a Poolseg pela aba Fale Conosco.