Como economizar gasolina com câmbio automático?
É cada vez maior o número de motoristas que opta por veículos com câmbio automático. Segundo especialistas, até o final desta década mais de 90% da frota disponível no mercado brasileiro estará equipada com a tecnologia. Mas, em tempos em que o preço dos combustíveis está nas alturas e assusta os condutores, como economizar gasolina com câmbio automático?
Não é novidade que carro com câmbio automático consome mais combustível que outro com transmissão manual. A justifica, em geral, deve-se ao sistema de caixa que trabalha em alta rotação, tanto em estradas quanto em cidades, o que tende a levá-lo a consumir até 15% a mais em relação aos veículos manuais.
Dicas para gastar menos
Nesse caso, o maior gasto de combustível pode ser compensado evitando: dirigir em alta velocidade, realizar ultrapassagens que exijam mais do motor ou acelerar o veículo abruptamente. Outra dica que ajuda a economizar combustível é utilizar a posição “N” (Neutro) quando estiver parado em um congestionamento.
De olho no fluido de caixa
Ainda no quesito economia de combustível, um ponto que muitos não se atentam é em relação ao óleo da caixa automática, conhecido como ATF, ou fluido de transmissão automática, que é específico para esse tipo de câmbio. Ele tem como funções proteger as engrenagens e outras peças contra desgastes e corrosão, lubrificar a caixa e transmitir força no conversor de torque e gerar energia para acionamento de embreagem e freio.
De acordo com o Comitê Técnico da Associação Brasileira dos Fabricantes de Aditivos (Abrafa), o correto uso dos ATFs ajuda os carros com câmbio automático a consumirem menos. As transmissões automáticas mais modernas utilizam ATFs com viscosidades cada vez mais baixas, fator que influencia no menor gasto de combustível. A menor viscosidade de fluido reduz o consumo de energia para realizar o movimento dos componentes internos da transmissão, o que significa menores perdas e maior eficiência do sistema.
Custo de manutenção
Outro ponto importante quando o quesito é custo/benefício é o cuidado com a manutenção. Ela requer mão de obra especializada e os custos tendem a ser elevados em caso de reparo. Também exige troca periódica dos filtros e do óleo do câmbio. Por isso, é sempre importante consultar o manual do proprietário do seu veículo para conferir prazos de troca, além da especificação correta do ATF.
Alerta no painel
Quando a luz da transmissão acende no painel, é preciso agir com rapidez, pois o alerta mostra que a caixa está funcionando parcialmente. A melhor ação é estacionar o carro e solicitar que seja rebocado para uma oficina especializada.
Saiba mais:
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o crescimento da procura pelos modelos com câmbio automático está ligado a diferentes fatores:
- Busca por mais conforto;
- Crescimento do consumo de veículos de maior valor agregado (SUVs, por exemplo);
- Queda na compra de carros mais populares.
Leia também
- Argo é o carro mais vendido no Brasil
- Se eu trocar de carro preciso fazer um novo seguro?
- Porque contratar o Seguro Auto?
- Proteção veicular ou seguro auto: qual contratar?
Ficou com alguma dúvida sobre como economizar gasolina com câmbio automático?
Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!