Seguro Carta Verde: o que você precisa saber antes de dirigir pelo Mercosul

Seguro Carta Verde: o que você precisa saber antes de dirigir pelo Mercosul
Compartilhe

Se está planejando viajar de carro para países do Mercosul com segurança e tranquilidade você está no lugar certo. Um dos itens que não pode faltar entre os documentos que precisam ir na bagagem é o Seguro Carta Verde. Vamos explicar o que é esse seguro e por que ele é obrigatório para quem dirige pela Argentina, Uruguai e Paraguai.

Afinal, o que é o Seguro Carta Verde?

O Seguro Carta Verde, ou documento Carta Verde, é um seguro obrigatório para quem quer levar ou dirigir veículos em países do Mercosul. Ele foi instituído no Tratado do Mercosul, na Resolução nº 120, de 1994, regulamentado pela SUSEP na Circular 10/1995. Já em 1º de outubro de 2020 entraram em vigor novas regras da Carta Verde, instituídas pela Circular 614/2020.

O documento cobre danos corporais e/ou materiais causados por acidente a terceiros. Isso significa que se você tiver um acidente no território do Mercosul, o Seguro Carta Verde cobrirá os gastos do carro em que você colidiu – e não o seu. Para assegurar a proteção e a cobertura do seu veículo, é importante verificar com sua seguradora a possibilidade de incluir na apólice a extensão de perímetro para a América do Sul.

Documento bilíngue

Importante reforçar que a cobertura de países do Mercosul em seu seguro convencional não exclui a obrigatoriedade do Seguro Carta Verde. Além disso, a apresentação do documento original bilíngue (português/espanhol) é obrigatória nas fronteiras. Sem a apresentação, o veículo não tem permissão de ingressar/circular no país.

Carros de passeio, motos, pick-ups leves ou pesadas, veículos adaptados para portadores de limitações físicas, motorhomes e transportes escolares são alguns dos modelos que devem ser assegurados com o documento.

Como obter a Carta Verde?

carta-verde

O seguro precisa ser contratado em seguradora do país de matrícula do veículo. Ou seja, veículos de matrícula brasileira só podem contratar o documento Carta Verde em seguradoras brasileiras. E os prazos variam conforme a duração da viagem: três dias, cinco dias, uma semana, dez dias, quinze dias, um mês, até o máximo de um ano.

O prêmio do seguro será expresso em dólares dos Estados Unidos, devendo seu pagamento ser efetuado antes do início do período de vigência do seguro, em moeda nacional, à taxa de câmbio vigente no dia do pagamento. Já a assistência ao segurado será prestada por uma seguradora do país em que ocorreu o sinistro, que estará indicada no certificado do seguro.

Quais documentos necessários para viajar para o Mercosul?

  • CNH brasileira dentro do prazo de vencimento;
  • RG ou passaporte originais;
  • CRLV do veículo no nome do condutor;
  • Dois triângulos e um kit de primeiros socorros;
  • Seguro Carta Verde.

Importante: quem viajar com um carro que não está no nome do motorista, precisa de uma autorização de tráfego, que será exigida na fronteira. Esse documento deve ser assinado em cartório e autorizado pelo Consulado.

Para conseguir a autorização de tráfego de veículo, o viajante precisa acessar o site do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para solicitar a autorização, através do Sistema de Gerenciamento de Autorizações Especiais de Trânsito (SIAET).

Quais as principais coberturas do Seguro Carta Verde?

carta-verde
  • Danos corporais (invalidez permanente, morte e despesas médico-hospitalares) causados a terceiros não transportados pelo veículo segurado;
  • Danos materiais causados a terceiros;
  • Custas judiciais e honorários de advogado de defesa do segurado (cobertura opcional).

Atenção: o veículo segurado deve ser de passeio, não importando se é próprio ou alugado.

Quais as diferenças entre Seguro Auto e Seguro Carta Verde?

O Seguro Auto é facultativo e possui diferentes coberturas para proteger o seu veículo e a sua família. Como, por exemplo, danos ao carro do segurado, roubo e furto, danos a terceiros, acidentes pessoais de passageiros. Portanto, é uma cobertura maior, que abrange o titular do plano e terceiros.

No caso da Carta Verde, o seguro se destina a proteção de terceiros e, como já mencionado, é obrigatório nos países que integram o Mercosul.

Qual a melhor época para viajar em 2024?

Após conhecer a importância de contar com o Seguro Carta Verde, que tal programar a próxima viagem de carro com a família ou amigos.

Anote aí os próximos feriados nacionais e pé na estrada (com prudência e toda a documentação em dia!):

  • 2 de novembro (sábado): Finados
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quarta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal

Ficou com alguma dúvida?

Conte a equipe da Poolseg Corretora de Seguros. Nossosprofissionais especialistas estão à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliar na contratação dos melhores serviços.

Entre em contato conosco hoje mesmo e viva com mais segurança e tranquilidade!

carta-verde
banner


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *