Câmbio CVT ou automático: qual vale mais a pena?
Você sabe quais as principais diferenças entre o Câmbio CVT e o automático? Nesta matéria, você entenderá mais sobre essas formas de transmissão dos veículos e poderá optar pela que melhor atende suas necessidades.
Primeiro, é importante destacar que as tecnologias surgiram para transformar a vida de condutores no trânsito agitado das grandes cidades. Diante dos modelos automáticos e automatizados, o Câmbio CVT é uma alternativa intermediária, e bastante comum em veículos mais simples, principalmente nos de passeio.
O que é o Câmbio CVT?
O Câmbio CVT realiza uma transmissão continuamente variável, ou seja, não há engrenagens e ele trabalha por meio de duas polias: uma que se conecta ao motor e outra que é ligada às rodas. Essa é a principal diferença em relação ao automático, já que esse último funciona sob pressão de óleo para trocar as marchas.
Como funciona o Câmbio CVT?
Ao funcionar por meio de duas polias de tamanho variável, ligadas por uma correia metálica de alta resistência, o Câmbio CVT o motor funciona quase sempre no giro ideal. Assim, o carro acelera gradualmente o tempo todo e consegue ganhar rotação aos poucos, o que gera uma economia de combustível.
Quais são as vantagens do câmbio CVT?
Agora que você sabe a principal diferença entre os dois tipos de câmbios, é importante entender as vantagens do Câmbio CVT em relação aos demais. A grande diferença está na economia. Além da questão do combustível, as caixas mais novas desse modelo podem ser até 10% mais econômicas que as manuais. Sabe por quê? É que as infinitas variações deste câmbio otimizam a performance do motor, sem depender da velocidade exigida pelo acelerador.
Isso significa que, com o CVT o motor funciona sempre em um ponto ideal, o que reduz o consumo de combustível. Além disso, trata-se de uma transmissão confortável, pois permite esse funcionamento mais pontual.
Câmbio Automático e Automatizado
Como já informamos, o câmbio automático trabalha com pressão de óleo ao trocar a marcha. Possui o conversor de torque e um conjunto de embreagens que alternam a velocidade do veículo.
Câmbio Automatizado
É uma adaptação do câmbio automático, no entanto, mais em conta por se tratar de uma opção manual. Trata-se de um câmbio que tem a mudança das marchas feita pelo atuador hidráulico. Este, por sua vez, age como uma perna, pressionando a embreagem enquanto o condutor troca a marcha na alavanca.
Qual o câmbio vale mais a pena?
Se você procura economia, o Câmbio CVT é mais adequado, pois permite que o motor trabalhe em sua eficiência máxima sem depender da velocidade, consumindo menos combustível, principalmente se você dirige mais na cidade.
Ao comparar com carros de transmissão automática normal, é preciso considerar ainda que a maioria dos veículos com CVT oferece uma dirigibilidade mais suave, já que a transmissão não muda.
Outro ponto relvante é que o Câmbio CVT tem maior leveza do que o automático, o que ajuda a melhorar a eficiência de combustível em carros que possuem a transmissão automatizada.
Por fim, uma questão importante sobre qual a diferença do câmbio automático para o CVT: o câmbio automático é um dos itens mais caros para substituir no seu veículo.
Quais carros mais populares no Brasil têm Câmbio CVT?
Esse tipo de caixa está cada vez mais popular no Brasil por aliar o conforto com economia, principalmente em carros compactos:
- CAOA Chery Arizzo 6
- Pro CAOA Chery Tiggo 5X
- CAOA Chery Tiggo 7 Sport
- CAOA Chery Tiggo 7
- Pro Hybrid Citroën C3
- Aircross Fiat Argo 1.3
- Fiat Cronos 1.3
- Fiat Fastback T200
- Fiat Pulse 1.3 e T200
- Fiat Strada 1.3 e T200
- Honda City
- Honda HR-V
- Honda ZR-V
- Mitsubishi Eclipse Cross
- Nissan Kicks
- Nissan Sentra
- Nissan Versa
- Peugeot 208 T200
- Renault Duster
- Renault Oroch 1.3 Turbo
- Renault Stepway 1.6
- Subaru Forester
- Subaru XV
- Toyota Corolla
- Toyota Corolla Cross
- Toyota Yaris
Vale a pena ter seguro para carro automático?
Claro! O fato de um veículo possuir câmbio automático não aumenta ou diminui a probabilidade de se envolver em um acidente ou similar.
Sem contar que o reparo deste equipamento é considerado caro e, em um acidente, como uma colisão, se ele for danificado, arcar sozinho com o conserto pesará bastante no orçamento.
Mas, se você tiver um Seguro Auto, não terá motivos para se preocupar, pois o reparo do câmbio estará incluso no conserto devido ao sinistro.
Conte sempre com a Poolseg!
Já imaginou se em um sinistro no trânsito o sistema de transmissão do seu carro é afetado? Se isso ocorrer, você pode contar com a Poolseg Corretora de Seguros, que trabalha com as principais seguradoras do país.
Em casos assim, quem não tem seguro acaba tendo que arcar com uma despesa bem maior para trocar a peça. Ao contar com um seguro, porém, você pode acionar a proteção e contar com um suporte adequado.
Quer conhecer melhor os benefícios de contar com a Poolseg? Contate com a nossa equipe pelo WhatsApp.