Vale a pena comprar Carro Elétrico no Brasil?
Os Carros Elétricos vêm se tornando, nos últimos anos, prioridades em alguns países e ganhando mais força também no mercado brasileiro. Porém, por aqui, ainda pesam os desafios para o aumento da frota, o que torna este tipo de veículo bem mais caro em comparação aos convencionais, e para a estruturação das cidades a fim de atender essa nova demanda. Diante desta realidade, será que vale a pena comprar um Carro Elétrico no Brasil?
Entre as ações que poderiam mudar esse cenário, segundo especialistas do setor, estariam mais incentivos e benefícios fiscais para a fabricação de veículos elétricos no Brasil, pois estimularia a produtividade em todo o território nacional e, posteriormente, aqueceria o mercado.
Para quem está em dúvidas se vale a pena apostar neste investimento, preparamos este artigo que abordará como um Carro Elétrico funciona, as principais vantagens e desvantagens dos modelos e como funciona o Seguro.
Como os veículos eletrificados funcionam?
Enquanto os veículos tradicionais dependem de combustíveis fósseis para funcionar, os Carros Elétricos operam a partir de baterias recarregáveis, que fornecem a energia para colocar o automóvel em movimento, assim como acionar os demais recursos, como vidros elétricos, ar-condicionado, faróis, entre outros.
Portanto, os Carros Elétricos funcionam através da corrente elétrica e dependem do trabalho conjunto de quatro itens:
– Bateria recarregável que armazena a energia elétrica;
– Inversor para converter a corrente elétrica em corrente alternada;
– Motor de indução para fazer o carro funcionar;
– Sistemas de recuperação de energia para garantir o pleno funcionamento do veículo.
Quais as principais vantagens dos Carros Elétricos?
– Sustentabilidade: o veículo movido à bateria não libera gases tóxicos na atmosfera, contribuindo com a redução dos poluentes.
– Eficiência: a performance dos modelos elétricos chega em até 95% de eficiência. A expressiva performance garante uma direção sem muitos empecilhos e em segurança.
– Manutenção: os Carros Elétricos têm baixo custo de manutenção, pois o motor dispensa trocas de óleo, água ou correias, por exemplo, não tendo a necessidade de utilizar outras peças.
– Economia: a economia da bateria elétrica pode chegar a 90% em comparação ao motor combustível comum. Considerando as oscilações nos preços dos combustíveis, o investimento pode ser mais vantajoso a longo prazo.
– Silencioso: por não terem um motor à combustão, o funcionamento dos modelos elétricos é quase que imperceptível, contribuindo para diminuir a poluição sonora.
– Menos impostos: os modelos elétricos também têm custos menores em relação a alguns impostos, como o IPVA. Além disso, o Imposto de Importação foi zerado em 2014 pelo governo federal.
Quais as desvantagens dos Carros Elétricos?
– Preço: o preço dos veículos elétricos ainda é um desafio no Brasil, apesar dos benefícios fiscais de produção. O que mais pesa, atualmente, é o alto custo de fabricação da bateria.
– Autonomia: percorrer distâncias como, por exemplo, do Rio de Janeiro a São Paulo fica inviável sem que haja, pelo menos, uma recarga de bateria, que pode durar muitas horas. Assim, os modelos elétricos ainda estão muito restritos às áreas urbanas.
– Recarga de bateria: as baterias dos Carros Elétricos demandam muitas horas para serem recarregadas e ainda é necessário ampliar a infraestrutura capaz de atender a demanda com facilidade e praticidade. No Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul, a cooperativa gaúcha de energia, Certaja, anunciou um investimento de R$ 800 mil para a construção de três eletropostos na BR-386, nas cidades de Tabaí, Montenegro e Paverama, com previsão de inauguração ainda em 2023.
– Poucos modelos disponíveis: as opções de veículos no mercado ainda são relativamente baixas, o que não contribui com a popularização dos modelos.
Seguro para Carros Elétricos
A aquisição de um bem de alto valor também traz a necessidade de buscar um Seguro para protegê-lo. Você sabe como funciona o Seguro para Carros Elétricos?
Os planos básicos ainda são os mesmos oferecidos para veículos à combustão. A principal diferença é que existem assistências e coberturas exclusivas, como:
– Cobertura para cabos de carregamento;
– Socorro em casos de falta de bateria ou carga;
– Oficinas especializadas em elétricos;
– Pontos de recarga gratuita nos Centros Automotivos das seguradoras;
– Cobertura para wallbox.
Basta contratar o Seguro como você sempre fez e escolher as coberturas e assistências adicionais de acordo com sua necessidade.
Quer saber mais? Fale com a Poolseg Corretora de Seguros e tenha mais tranquilidade e comodidade para curtir o carro novo com a sua família!