Valores do Seguro Auto disparam. Confira dicas para economizar
Os motoristas que optam por fazer um seguro auto ou precisam renová-lo estão sendo surpreendidos com a disparada nos valores das apólices. Apenas no primeiro semestre deste ano, a elevação é de mais de 25,8%, quase sete vezes a inflação do período (3,85%). Nos últimos 12 meses, em média, os preços subiram 32,45%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A alta no valor dos veículos usados e zero-quilômetro, o aumento do uso do seguro e a pandemia são apontados como principais razões para o encarecimento do serviço.
Tabela Fipe
O valor do seguro é calculado com base no valor do carro na tabela Fipe, que traz os preços médios anunciados pelos vendedores (de usados e novos). Em 2021, os valores da Fipe aumentaram, em média, 40%, o que gerou um prejuízo para as seguradoras, já que precisam indenizar o cliente que usa o seguro com base na tabela do dia do sinistro.
Pandemia
Com a pandemia de coronavírus montadoras de todo o mundo também tiveram dificuldade de manter a produção de carros novos pela falta de semicondutores – peças básicas para a fabricação dos carros. Isso limitou a produção e diminuiu a quantidade de carros novos nas concessionárias. Com a escassez, os usados passaram a ser mais buscados e, consequentemente, ficaram mais caros.
Indenizações crescem
O uso do seguro encareceu os custos. Conforme a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o total pago em indenizações subiu 41,3%, chegando a R$ 7,2 bilhões no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme os carros voltaram a circular pelas ruas, a sinistralidade voltou a subir. Ao mesmo tempo, porém, a receita com seguros de carros cresceu bem menos.
Preços devem continuar altos
A expectativa para o início da normalização dos preços, segundo especialistas, é a partir de outubro deste ano. Mas a queda deve começar a ser percebida somente depois do primeiro semestre de 2023 em razão da instabilidade provocada pela inflação e pelo fato de estarmos em ano eleitoral, que causa uma série de incertezas políticas e econômicas. Um cenário mais positivo também dependerá do comportamento externo, principalmente com a normalização da oferta de peças para produção de veículos novos.
Como conseguir desconto?
- Negociar com as seguradoras pode ser uma das primeiras medidas. A Poolseg Corretora de Seguros conta com profissionais qualificados e experientes no ramo para garantir que você tenha seus bens segurados, dentro de valores justos. A empresa também se destaca pelo atendimento ágil e assertivo nos momentos que o cliente mais precisa.
- Outra sugestão é contar com um seguro adequado às necessidades do contratante, incluindo apenas o que faz sentido para a rotina. Apólices com cobertura compreensiva são melhores opções, pois cobrem os principais sinistros, como acidentes, roubos, furtos e incêndios, entre outros.
- Quem precisa renovar o seguro pode contar com o desconto do bônus da apólice, que representa até 30% menos no valor, sendo o percentual aplicado sobre o seguro novo do ano. A cada ano que o segurado fica com o seguro, ele sobe de nível com o bônus. Isso tem a ver com a quantidade de vezes que usou o prêmio do seguro. Se a pessoa bate o carro, por exemplo, volta uma classe no nível do bônus.
Leia também
- Argo é o carro mais vendido no Brasil
- Se eu trocar de carro preciso fazer um novo seguro?
- Porque contratar o Seguro Auto?
- Proteção veicular ou seguro auto: qual contratar?
Ficou com alguma dúvida sobre valores do seguro auto?
Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!