Seguro cobre riscos na pintura?
Qualquer um que tenha um veículo está sujeito a se envolver em acidentes ou ter o bem danificado por descuido próprio ou de terceiros. Entre os danos mais corriqueiros estão os riscos ou arranhões na lataria. Quando isso acontece, a dúvida que surge é: será que o seguro cobre riscos na pintura? Para ajudá-lo, preparamos um artigo sobre o tema e algumas dicas para tentar evitar que esse tipo de situação estrague o seu dia.
Infelizmente, a grande maioria das seguradoras não oferece cobertura exclusiva para riscos ou arranhões na pintura, o que significa que esses e outros pequenos danos podem ficar na conta do proprietário do veículo. Porém, algo um pouco mais viável e possível, são empresas de seguros que oferecem cobertura opcional para arranhões superficiais, normalmente incluída na cobertura aos vidros. É preciso, no entanto, ficar atento aos valores e se o investimento compensa.
E quando o dano não é exclusivo da pintura?
Quando o estrago na pintura do veículo estiver associado a outros tipos de sinistros, como colisões, enchentes, chuvas de granizo ou qualquer outra situação que esteja contemplada na sua cobertura, a pintura entra no pacote e será coberta pelo valor da sua franquia. Neste caso, será preciso avaliar se o valor total do reparo ultrapassa o da franquia, pois, independente de ser associado ou não, se ficar abaixo da franquia o seguro não poderá ser acionado.
A melhor decisão, conforme orienta a Poolseg Corretora de Seguros, é conversar com um corretor de confiança e com experiência na área para definir a melhor cobertura para suas necessidades, dentro do seu orçamento.
Dicas para evitar (ou reduzir) os arranhões no veículo:
- Evite estacionar o seu veículo em locais muito afastados ou em vagas muito apertadas;
- Prefira estacionamentos monitorados;
- Identifique possíveis fontes que podem representar riscos, como entrada da garagem muito estreita, ou vaga bem pequena na garagem;
- Mantenha seu carro sempre limpo, a sujeira pode piorar a situação do casco do seu veículo, deixando ainda mais riscado;
- Use produtos automotivos de qualidade com certa frequência;
- Faça serviços como cristalizações com periodicidade na pintura;
- Evite o contato de objetos pontiagudos com o carro.
Conteúdos relacionados
- Argo é o carro mais vendido no Brasil
- Se eu trocar de carro preciso fazer um novo seguro?
- Porque contratar o Seguro Auto?
- Proteção veicular ou seguro auto: qual contratar?
Ficou com alguma dúvida sobre o Seguro Auto?
Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores agora mesmo!