Os carros mais seguros do Brasil
A Latin NCAP oferece aos consumidores informação independente e transparente sobre os níveis de segurança que tem os diferentes modelos de veículos no mercado.
A Poolseg realizou uma busca pelos carros que receberam 5 estrelas tanto para adultos quanto para crianças em testes realizados entre 2014 e 2019 pela agência. Para obter mais detalhes sobre os testes, basta clicar no link do título de cada modelo.
Veja abaixo a lista completa:
Fiat 500X + 6 Airbags
Fabricado na Itália, atingiu 32,44 de 34 pontos para adultos e 43,13 de 49 para crianças.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“Impacto Frontal: a proteção oferecida na cabeça e no pescoço do motorista e do passageiro da frente foi boa. O peito do motorista recebeu proteção adequada e o do passageiro, boa, por parte dos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista e do passageiro da frente receberam boa proteção. As tíbias do motorista receberam proteção adequada e as do passageiro ganharam proteção boa e adequada. A área dos pés foi considerada estável e mostrou deformação insignificante. A proteção para os pés é boa. A estrutura do habitáculo foi considerada estável. Impacto Lateral: O modelo proporciona boa proteção à cabeça, tórax, abdome e pelve. Impacto Lateral de Poste: Os airbags laterais e de cortina ofereceram boa proteção à cabeça, peito e pelve e proteção adequada ao tórax. ESC: O ESC foi testado e seu comportamento atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP. O modelo oferece dois SBRs na fila de bancos dianteiros e também na fila de bancos traseiros. O modelo também proporciona pretensores no banco traseiro como equipamento padrão. Todos os itens acima explicam as cinco estrelas para proteção dos ocupantes adultos.”
Honda HRV+ 2 Airbags
A HRV, fabricada no Brasil e na Argentina atingiu 16,7 de 17 pontos para adulto e 43,3 de 49 pontos para crianças. Possui 2 airbags, para motorita e acompanhante, sistema de ABS, aviso de cinto de segurança e protensores nos cintos.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“As cabeças do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags de cada um deles no impacto frontal. Ambos os cintos de segurança estavam equipados com pretensores e limitadores de carga. Os peitos apresentaram proteção adequada para boa. As áreas dos joelhos do motorista e do passageiro não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi qualificada como estável, sendo capaz de suportar maiores cargas. O modelo cumpriu com os requisitos das UN95 de teste de impacto lateral.”
Jeep Renegade + 2 Airbags
Fabricada no Brasil, a Jeep Renegade atingiu 16,12 de 17 pontos para adultos e 43,54 de 49 pontos para crianças. O teste foi realizado com a versão de 2 airbags.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“As cabeças do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags do motorista e do passageiro no impacto frontal. Ambos os cintos de segurança estavam equipados com pretensores e limitadores de carga, oferecendo uma proteção adequada e boa ao peito do motorista e ao do passageiro respectivamente. As áreas dos joelhos do motorista e do passageiro não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi qualificada estável e capaz de suportar maiores cargas. O modelo cumpriu com os requisitos da Norma UN95 de teste de impacto lateral. “
Toyota Corolla + 7 Airbags
Fabricado no Brasil e EUA, o Corolla possui versão com 7 airbags e atingiu 29,60 de 34 pontos para adultos e 44,88 de 49 pontos para crianças.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“Impacto frontal: A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço tanto do motorista quanto do acompanhante foi boa. O peito do motorista recebeu proteção marginal, obtivendo o acompanhante uma proteção adequada devido aos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista apresentaram uma boa proteção por causa dos airbags dos joelhos; os do acompanhante também receberam boa proteção. As tíbias do motorista mostraram proteção adequada e marginal, enquanto as do acompanhante ganharam boa proteção. A área dos pés é estável, apresentando uma deformação insignificante. A estrutura foi considerada também estável. Impacto lateral: Os airbags laterais e de cortina para a cabeça ofereceram boa proteção à cabeça, ao peito, ao abdome e à pelve do adulto. Impacto Lateral de poste: Os airbags laterais e os de cortina para a cabeça proporcionaram boa proteção à cabeça, ao abdome e à pelve, bem como proteção adequada ao peito. Teste ESC: O ESC foi avaliado e seu desempenho cumpre com os requisitos regulamentares do Latin NCAP. O modelo conta com sistema de lembrete de cinto de segurança nas duas posições da frente. Tudo isso explica as cinco estrelas para a segurança do adulto.”
Volkswagen Virtus + 4 Airbags
Fabricado no Brasil, o Virtus atingiu a 32,56 de 34 pontos para adultos e 43 de 29 pontos para crianças.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“Impacto frontal: A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do acompanhante foi boa. O peito do motorista recebeu proteção adequada e o do acompanhante, boa, por parte dos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista e do acompanhante mostraramboa proteção,as tíbias de ambos os passageiros mostraram proteçãoboa e adequada. A área dos pés é estável, mostrando uma deformação insignificante, a proteção quanto aos pés é boa. A estrutura foi considerada estável. Impacto lateral: o airbag para o tórax e a cabeça ofereceu boa proteção à cabeça, ao abdome e à pelve do adulto, enquanto proporcionava proteção adequada ao peito. Impacto lateral de poste:o airbag para o tórax e a cabeça proporcionou boa proteção tanto à cabeça, quanto ao abdome eà pelve do adulto, enquanto oferecia adequada proteção ao peito. Test ESC: O ESC foi avaliado, sendo seu desempenho aceito pelos requerimentos regulamentares do Latin NCAP. O veículo oferece Sistemas de Lembrete de Cinto de Segurança nas duas posições dianteiras. Por isso, são explicadas as cinco estrelas para o ocupante adulto. Ao ser o Volkswagen Polo igual modelo que o Virtus, do pilar B até a frente, a avaliação do impacto frontal e lateral de poste foifeita por meio dos testes realizados com o modelo Polo. Contudo, como o Virtus tem uma distância entre eixos mais longa, o teste de impacto lateral foi realizado com esse modelo.”
Volkswagen Polo + 4 Airbags
Fabricado no Brasil, o Polo atingiu 32,13 de 34 pontos para adultos e 43 de 49 pontos para crianças.
Os comentários da LatinNcap para o modelo são:
“Impacto frontal: A proteção oferecida à cabeça e ao pescoço tanto do motorista quanto do acompanhante foi boa. O peito do motorista recebeu proteção adequada, obtivendo o acompanhante uma proteção boa devido aos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista apresentaram uma boa proteção e do acompanhante receberam boa proteção. As tíbias do motorista mostraram proteção adequada e marginal, enquanto as do acompanhante ganharam boa proteção. A área dos pés é estável, apresentando uma deformação insignificante. A estrutura foi considerada também estável. Impacto lateral: O airbag para o tórax e para a cabeça ofereceu boa proteção à cabeça, ao abdome e à pelve do adulto, enquanto proporcionava uma adequada proteção ao peito. Impacto Lateral de poste: O airbag para o tórax e para a cabeça outorgou boa proteção à cabeça, ao abdome e à pelve do adulto, sendo adequada para o peito. Teste ESC: O ESC foi avaliado e seu desempenho cumpre com os requisitos regulamentares do Latin NCAP. O modelo conta com sistema de lembrete de cinto de segurança nas duas posições da frente. Tudo isso explica as cinco estrelas para a segurança do adulto.”
“Ler sobre carros sempre foi minha paixão, eu sempre ajudei amigos e familiares a decidir a compra de um carro, agora estou conseguindo fazer isso com muito mais pessoas, é um grande prazer”.